Dicas

Cervejas artesanais: 5 dicas para os iniciantes cervejeiros

São tantas opções que quem está dando os primeiros goles nas cervejas especiais pode se atrapalhar e até desistir pelo caminho. Para evitar isso, vamos listar algumas dicas para te incentivar nessa nova empreitada. Confira!

1. Descubra seu estilo favorito

Existem centenas de opções para todos os paladares, e você precisa conhecer o seu para poder aproveitar essa experiência ao máximo.

As cervejas de trigo, por exemplo, são mais leves e refrescantes, com baixo amargor. Por outro lado, as Stouts são escuras e tostadas, com notas marcantes que remetem à café e chocolate.

Outras são mais adocicadas, algumas mais cítricas ou ácidas, e por aí vai. E, nesse caso, não há muito segredo. A dica é experimentar!

2. Prove diversos estilos

Você deve estar se perguntando: como experimentar vários tipos de cerveja artesanal e poder sentir bem o sabor de todas elas? Nesse processo, é recomendado começar pelos exemplares mais leves, suaves e com menor amargor e teor alcoólico, para depois experimentar rótulos mais potentes e com amargor mais elevado.

3. Deguste a cerveja 

As cervejas especiais são bastante diferentes das comerciais, consumidas nos botecos.

Aqui o importante é ter novas experiências e sensações diferentes ao experimentar cada rótulo.

Procure degustá-las com mais atenção, atentando aos aromas e sabores de cada uma delas e, de preferência, em boa companhia, jogando conversa fora. Assim, é possível se divertir unindo o útil ao agradável.

4. Nem toda cerveja deve ser bebida gelada

Cerveja quente? Não é para tanto! Mas, cada cerveja deve ser bebida a uma temperatura específica. Assim, é possível sentir melhor as nuances e particularidades de cada exemplar.

Outro ponto que pode acentuar o sabor de cada cerveja é apostar em uma boa harmonização e procurar o que combina melhor.

5. Registre suas experiências 

Pode até parecer besteira, mas se você entrar de cabeça no mundo das cervejas artesanais certamente perderá as contas de quantos rótulos experimentará e quais as sensações obtidas com cada um deles.

Por isso, vale a pena registrar essas experiências em algum lugar para poder lembrar-se no futuro o que te agradou mais. Nossa dica é o aplicativo Untappd que é uma rede social virtual que permite que seus usuários realizem check in em cervejas conforme as bebe, e compartilhar esses check-ins e localizações com amigos. O aplicativo Untappd também inclui funcionalidades que permitem ao usuário avaliar a cerveja, obter distintivos, compartilhar fotos e automaticamente sugere novas cervejas ao usuário.

Agora é com você, caro cervejeiro! Boa Degustação! 

Fonte: Instituto da Cerveja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.