Harmonização, Receitas

Harmonizando sua receita com SUD

Preparamos um guia prático para você harmonizar as cervejas artesanais SUD com os seus pratos! Primeiro identifique os ingredientes da sua receita e as características da cerveja, combinando-os sem que nenhum ingrediente se sobreponha.

Tipos diferentes de harmonizações:

-POR EQUILÍBRIO: regra da intensidade: cervejas delicadas com comidas delicadas, cervejas robustas com comidas mais robustas.

-POR CORTE: se a carbonatação e amargor “quebram” a gordura presente no prato, elas têm a função de limpar o paladar. Se o prato for rico em gordura, recomenda-se cervejas bastante lupuladas, carbonatadas e com alto teor alcoólico, como a SUD Dark Strong Ale ou SUD IPA.

-POR CONTRASTE:  quando as características diferentes entre a receita e a cerveja acabam por valorizar a ambos. Doçura x amargor, acidez x doçura, refrescância x picância, claro x escuro, leveza x robustez.

-POR SEMELHANÇA: quando prato e  cerveja possuem elementos sensoriais que se assemelham e agregam sensações aos dois ressaltando-os. Para acompanhar um prato de carne com molho intenso, deve-se buscar as bebidas mais encorpadas e complexas como a SUD Barley Wine ou SUD IPA. Para pratos leves e frutos do mar, o ideal é recorrer à cerveja SUD Witbier ou à tradicional SUD Pilsen Extra.

 Cervejas leves como SUD Pilsen e SUD American Special Lager acompanham comidas leves, enquanto cervejas mais fortes, intensas e encorpadas como SUD Pale Ale e SUD IPA harmonizam melhor com receitas mais pesadas e gordurosas.

Se você planeja servir cervejas de diferentes estilos, prefira começar com as mais leves, tanto em sabores quanto em álcool, evoluindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final.

Dúvidas, contate-nos : marketing@sudbirrificio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.