Harmonização, Receitas

Dica de Harmonização: Talharim na manteiga com camarões

HARMONIZAÇÃO SUD WITBIER: De cor amarelo palha, espuma abundante e branca, conservando por muito tempo no copo. No aroma, notas cítricas provenientes do limão somado a um condimento de semente de coentro. No paladar de amargor moderado, onde os sabores cítricos e das especiarias se sobressaem. É uma cerveja leve e refrescante, que harmoniza perfeitamente com frutos do mar.

Ingredientes:

400g de talharim fresco

2 colheres de sopa de manteiga

100g de castanha de caju quebrada

10 camarões grandes limpos

1 dente de alho picado bem fino

1/4 de uma cebola picada bem fina

1 colher de azeite

1/2 colher de curry

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Tempere os camarões com o alho e o curry. Reserve na geladeira.

Coloque um litro de água para cada 100g de massa para ferver. Use uma panela bem funda ou uma espagueteira. Enquanto a água não ferve coloque a manteiga para derreter junto com a cebola em uma frigideira no fogo baixo.

Assim que a cebola estiver mais transparente e a manteiga completamente derretida acrescente a farinha de castanha de caju. Mexa para misturar bem. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Reserve.

Coloque a massa para cozinhar assim que a água ferver.

Enquanto a massa cozinha (em torno de 8 minutos) aqueça bem uma frigideira (de preferência de ferro). Espalhe o azeite pelos camarões e coloque um a um na frigideira. Deixe fritar por 4 minutos de cada lado. Reserve.

Escorra a água e retire a massa sem lavá-la. Coloque a massa cozida em uma panela ou vasilha de cerâmica e jogue o molho de manteiga por cima. Misture para distribuir bem o molho.

Sirva em um prato fundo uma porção da massa com 5 camarões no topo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.