Dicas

SUD Indica: Estilos de cerveja para os dias mais frios!

O inverno está chegando, as temperaturas estão ficando mais baixas e a cervejaria SUD indica os estilos de cervejas e harmonizações que casam perfeitamente com esta época do ano.

Alguns estilos, devido a suas características de teor alcóolico e volume combinam mais com o frio, por isto, é bom poder escolher a melhor opção. Estes estilos têm características que os tornam muito bem-vindos nesses momentos: são as cervejas mais encorpadas, com teor alcoólico maior e com aromas mais intensos. Não tenha dúvida, elas irão conquistar o seu paladar!

Cervejas mais encorpadas, com maior presença de malte, proporcionam a sensação de volume em boca, são mais aveludadas, densas, além de notas maltadas e boa intensidade de sabores.

Quanto mais intenso o teor alcoólico, maior será a temperatura de serviço destas cervejas que devem ser consumidas entre 7ºC e 18ºC, dependendo do estilo. Na temperatura ideal, você terá uma maior percepção de aromas e sabores durante a degustação.

Nossos estilos que irão te aquecer neste inverno:

Weizenbier: Aroma frutado e sabor moderado de banana e cravo e o suave sabor de trigo, semelhante a pão de cereais. Sugestão de Harmonização: Risoto, frango assado ou pato assado são algumas das combinações perfeitas.

Pale Ale: Uma cerveja de alta fermentação de cor bronze. Se caracteriza pelas notas herbáceas dos lúpulos ingleses utilizados no dry hopping. Sugestão de Harmonização: Aposte no Hambúrguer, pizza calabresa ou rocambole de carne.

IPA: Intenso aroma de lúpulo com caráter cítrico, floral,derivado de um blend de lúpulos nobres. O sabor de lúpulo é de médio a alto e reflete o caráter desta cerveja. O amargor é persistente. Sugestão de Harmonização: Hambúrguer com queijo gorgonzola, queijos fortes ou pimentão recheado combinam muito bem.

Oatmeal Stout: Aroma de Cereais tostados com notas de café. O paladar vai de ligeiramente adocicado a seco. O amargor médio está em perfeito equilíbrio com o dulçor dos maltes. Sugestão de Harmonização: Sobremesas à base de chocolate, como o brownie são uma delícia se harmonizadas com stout.

Tripel:  Aroma complexo, com notas condimentais, que lembram frutas amarelas e silvestres. O amargor varia de médio a alto, procedente de combinação de lúpulo e fenóis produzidos pelas leveduras. Final seco. Sugestão de Harmonização: Estilo muito versátil, que vai acompanhar muito bem aves em preparações condimentadas. Queijos azuis e sobremesas com frutas flambadas também são uma ótima combinação.

Barley Wine: Envelhecida em barricas de carvalho americano por 8 meses e com intenso aroma frutado e lupulado. Caracteriza-se uma cerveja encorpada, viscosa com sabor maltoso, forte e intenso. A adição de lúpulos ingleses confere um final complexo e delicado. Sugestão de Harmonização: feijoada, rabada ou se optar por uma sobremesa, o creme bruleé é uma excelente opção.  

Bock: Lager escura, de baixa fermentação com intensas notas de caramelo e toffee, além do tostado de casca de pão. Possui um amargor sutil, sendo pouco lupulada. Uma cerveja desenhada para o inverno mas com um baixo teor alcóolico podendo ser degustada durante períodos mais quentes por quem gosta de sabores mais intensos com a leveza de uma cerveja Lager.

Dark Strong Ale: O aspecto é intenso, com notas de cereais tostados e frutas vermelhas. De baixo amargor para uma cerveja desta intensidade, o álcool equilibra-se com o malte. Estes sabores complexos e variados se combinam de forma harmoniosa. Sugestão de Harmonização: sobremesas à base de chocolate, ou carnes como cordeiro assado e javali.

Aproveite esta época fria do ano para descobrir novos sabores SUD!

Créditos foto: @blackbeerparrilla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.